BRINCADEIRAS COM CAIXAS PEDAGÓGICAS
A criança só aprende aquilo que vive concretamente. É importante que ela faça suas próprias descobertas por meio da manipulação, observação e exploração dos objetos que lhe permitirão assimilar conceitos, integrá-los à sua personalidade e organizar o seu pensamento.
A brincadeira com caixas ajuda a desenvolver e assimilar as relações de peso, forma, volume e texturas ampliando a linguagem matemática e ajuda a desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças.Visa ainda desenvolver nas crianças o respeito à natureza e a valorização das coisas simples e na ampliação das interação social.
Explora e vivencia experiências sensoriais e corporais, utilizando diferentes fontes de informação.
Desenvolve a criatividade e a imaginação;
Amplia conceitos matemáticos: como grande, pequeno, em cima, embaixo, dentro, fora e formas.
Trabalha a coletividade nas atividades e brincadeiras;
Incentiva as brincadeiras que envolvam regras simples;
Proporciona o contato com materiais e texturas variadas.
"Brincar é como um caleidoscópio: é aleatório, criativo, e os resultados apresentam composições surpreendentes." (Marc Bekoff)
Atividade realizada com gelatina:
Incentivar a exploração, a observação e a troca de idéias entre elas, conversar com elas sobre as descobertas, enquanto investigam.É prazeroso pra criança sem falar que é uma terapia para as mesmas...Nessa idade o sentir, o pegar são atributos indispensáveis.As crianças pequenas observam tudo em sua volta com curiosidade, sem os padrões pré-estabelecidos.
Ao realizar essa atividade primeiramente fizemos com que os bebês sentissem aos poucos a sensação provocada pela temperatura e de acordo com a reação de cada um, pudemos saber se poderíamos prosseguir ou não, respeitando assim a vontade de cada criança. Foi uma experiência incrível!
.
O MUNDO MARAVILHOSO DAS HISTÓRIAS
Ler ou contar histórias, possibilita trabalhar com a forma mais simples e eficiente de transmitir conhecimentos. Os bebês aumentam aos poucos a capacidade de atenção e concentração, desenvolvendo a linguagem e a capacidade de ouvir.
Bebês do CMEI Flor do Campo em um momento de contação de histórias realizado pelas educadoras Eliane e Ziguára.